Sessão conjunta da Assembleia e Câmara homenageia militares da Bahia e do Maranhão

por Comunicação/ALE publicado 25/10/2019 15h55, última modificação 25/10/2019 15h55

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 25, uma sessão solene para homenagear cinco oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) com a medalha de Mérito Tavares Bastos, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. De iniciativa do deputado Dudu Ronalsa (PSDB), a sessão foi em conjunto com a Câmara Municipal de Maceió, que outorgou a outros seis oficiais da PMBA e da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão, a comenda Mário Guimarães.

Ao justificar a propositura da homenagem, o deputado Dudu Ronalsa disse que o objetivo foi o de agradecer o que o Estado da Bahia fez por Alagoas, tendo em vista que a Academia de Polícia Militar da Bahia colaborou na formação de 117 oficiais da Polícia Militar de Alagoas, no período de 1966 a 1996, uma vez que a Polícia Militar de Alagoas não possuía sua própria academia. Ao todo, 16 turmas de cadetes alagoanos foram formadas na Academia Militar da Bahia. Além disso, outras dezenas de oficiais alunos da Polícia Militar de Alagoas estiveram presentes na Academia da PMBA, nos cursos de especialização, aperfeiçoamento e de altos estudos estratégicos. “Essa é uma forma de agradecer a Polícia Militar da Bahia pelos serviços prestados ao longo de mais de 20 anos ao nosso Estado, permitindo a formação e propiciando cursos de oficiais aos militares alagoanos”, declarou Ronalsa.

Foram agraciados com a Medalha de Mérito Tavares Bastos os coronéis da PMBA José Eduardo Nascimento Leal, Cristóvão Rios de Brito, Nelton de Azevedo França Filho, Antônio Carlos de Carvalho Santos e Robson Alves Maia - este último não pode participar da solenidade por encontrar-se participando de uma operação, no Estado do Rio de Janeiro.

O coronel Antônio Carvalho disse que durante os anos de 1991 a 1999 esteve na direção do Detran da Bahia, período em que conheceu o coronel da PMAL, Jorge Coutinho, também dirigente do Detran, em Alagoas. “E nós pudemos, através do então governador Divaldo Suruagy, dar apoio ao Detran/AL na sua reestruturação física, layout, fluxo de documentação, tudo de acordo com as práticas da administração pública”, contou, acrescentando que a homenagem recebida tem um grande significado para ele. “Ter esse reconhecimento é muito significativo, mostra a gratidão de um povo e de dirigentes públicos aqui de Alagoas”, completou o coronel Carvalho, que já está reserva.

“Para mim é um momento de extrema felicidade”, disse o coronel da reserva da PMBA, Christóvão Rios de Brito. Ele, que comandou o corpo da Academia Militar da Bahia por dois anos, ofereceu o melhor de si para contribuir com a formação dos alunos, dentre os quais alguns alagoanos. “Esse momento me traz uma grande emoção. É um reconhecimento que me toca profundamente. As polícias militares são organizações co-irmãs com laços inquebrantáveis, que nos trazem a grandeza de poder auxiliar uns aos outros. O que nos deixa muito honrados”, completou o coronel Brito.

Na reserva há mais de dez anos, o coronel Nelton de Azevedo França Filho disse que é muito gratificante receber essa homenagem. “Essa medalha de mérito Tavares Bastos eu vou guardar para a vida toda. Isso, realmente, está sendo inusitado para mim”, contou emocionado o oficial da PM baiana. “Agradeço ao povo de Alagoas, aos deputados desta Casa e a turma de 1980, que nos indicou para essa homenagem”.

Na mesma linha, o coronel da PMBA José Eduardo Nascimento Leal agradeceu e disse se sentir muito emocionado com a homenagem concedida. Especialmente no momento em que se encontra na reserva. “Receber a Medalha de Mérito Tavares Bastos, a maior honraria oferecida pelo Parlamento alagoano, nos deixa muito orgulhosos e extremamente honrados”, afirmou o coronel baiano.

Já a Comenda Desembargador Mário Guimarães foi outorgada aos coronéis José Valdez Acioly Wanderley, José Reinaldo Cavalcanti, Getúlio da Silva Pereira, José Reinaldo Alves Brito, ao tenente-coronel Antonio José Araújo e ao capitão Jaguaracy Conceição, indicados pelos vereadores Kelmann Vieira (PSDB), José Marcio Filho (PSDB) e Samyr Malta (PTC). Estes dois últimos estiveram presentes à sessão solene, representando a Câmara Municipal de Maceió.

A sessão solene também contou ainda com a participação do coronel da PMAL, Jorge Coutinho, do coronel Eduardo Lucena, representando o Comando da PMAL, além de outros militares parentes e convidados dos homenageados.