Sessão especial debate ações de fortalecimento da cultura alagoana

por Comunicação/ALE publicado 28/08/2023 17h32, última modificação 28/08/2023 17h32

Atendendo a uma solicitação da deputada Fátima Canuto (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 28, uma sessão especial para debater o fortalecimento da cultura alagoana. “A busca pela defesa e preservação da nossa cultura popular deve ser um incansável exercício. É preciso valorizar, implementar políticas públicas e ouvir as demandas de quem está na linha de frente desse setor fundamental para a economia sustentável e criativa”, afirmou a propositora da sessão, que contou com as apresentações dos grupos carnavalescos Leão de Aço e Caçadores, além de uma banda de fanfarra Rubens Canuto, da cidade do Pilar.    

Fátima Canuto destacou que as manifestações culturais dão vida às tradições de um povo e elas contam a história e enraízam as características de uma região. “Em Alagoas, a cultura popular é tão rica e pode ser vista de tantas formas, cores e ritmos. Para manter vivas as tradições, contamos com a dedicação de verdadeiros guardiões da cultura popular. Tem o Guerreiro e o Pastoril. Tem o Artesanato e todo o trabalho manual. Tem a Chegança e a Embolada. Tem os versos do Cordel ou a melodia do Pífano. Do Sertão ao Litoral, estamos muito bem representados quando o assunto é arte popular”. 

Ainda em seu pronunciamento, a parlamentar disse que para manter vivas as manifestações culturais é preciso fortalecer por meio do reconhecimento, da valorização, da estruturação, das políticas públicas, do incentivo e do investimento. “Com a preocupação pela preservação dessas políticas, propomos esse momento para debater e, principalmente, ouvir as demandas de quem está à frente da arte e do artesanato alagoanos. Temos uma cultura rica, vasta e muito abrangente. Precisamos chamar atenção para esse assunto, visando o fortalecimento do setor, que é tão importante também para a nossa economia local, sustentável e criativa, fonte de renda de muitas famílias alagoanas”, destacou Fátima Canuto.  

O presidente da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), João Lemos, falou da importância de uma sessão na Assembleia Legislativa para discutir a cultura alagoana. “Estamos vivendo um processo de valorização das manifestações e das formas de celebrar o saber do povo de Alagoas. Aqui nesta Casa podemos encontrar encaminhamentos para a solução dos problemas, criando pontes no horizonte para que possamos caminhar em trilhas mais férteis. A  Focuarte conseguiu colocar oito leis nos municípios alagoanos reconhecendo que o mestre tem condições de ensinar na sala de aula. A nossa maior luta é colocar o mestre em contato direto com a juventude, que está presente nas escolas”, enfatizou.  

A museóloga e folclorista Carmem Lúcia Dantas destacou a importância da cultura alagoana e desta sessão. “É muito bom estar aqui para conversar sobre cultura popular, porque nela está a base artística de nosso Estado. Ver a preocupação do Parlamento com este assunto é muito gratificante. É preciso entender que desenvolvimento pleno tem que vir em parceria com o desenvolvimento cultural e a valorização das tradições locais. Aqui na Assembleia podemos propor o que sonhamos para que possa virar lei”, afirmou.  

Compareceram à sessão ainda a deputada Rose Davino (PP); o vereador por Pilar e professor Luiz Carlos; o presidente da Federação das Associações dos Artesãos do Estado de Alagoas, Sérgio Nascimento; o secretário de Cultura de Pão de Açúcar, Igor Luiz; o secretário executivo de Políticas Públicas da Secult, Milton Muniz; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, Elia Pontes; familiares das homenageadas; e representantes da cultura alagoana.