Sessão especial no Parlamento rende homenagens ao Dia do Soldado

por Comunicação/ALE publicado 23/08/2019 14h37, última modificação 23/08/2019 14h37

Em comemoração ao Dia do Soldado, a ser celebrado no próximo dia 25, a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 23, uma sessão especial para homenagear os militares brasileiros que servem no Estado de Alagoas, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Proposta pelo deputado Silvio Camelo (PV), o evento foi conduzida pelo presidente do Legislativo, deputado Marcelo Victor, que fez questão de frisar que as homenagens são o reconhecimento do Estado aos relevantes serviços prestados ao País e a Alagoas.

“Nós estamos aqui representando o Estado. Quando os senhores recebem uma homenagem deste tipo, é o Estado de Alagoas reconhecendo o serviço importante que exercem na proteção das pessoas e no combate ao crime”, destacou o chefe do Parlamento alagoano.

O propositor da sessão, deputado Silvio Camelo, lembrou a importância das Forças Armadas na defesa do País e das forças auxiliares para a segurança do cidadão no Estado. Ressaltou ainda a necessidade de resgatar das Forças Armadas brasileiras o Dia do Soldado. Durante o pronunciamento, fez um breve histórico sobre o surgimento da data, que homenageia o nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que ficou conhecido como “o pacificador”. “O Dia do Soldado, 25 de agosto, confirma que não se renuncia a luta. Assim como ontem e amanhã cabe às gerações de militares, aqui faço menção ao Exército, à Marinha, à Aeronáutica, à PM e ao Corpo de Bombeiros, zelar permanentemente pelas tradições e inquestionáveis valores da sociedade”, disse Camelo. “Nesta manhã de homenagens, a Assembleia Legislativa não poderia deixar de se congratular e homenagear o nosso querido 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, antigo 20º Batalhão de Caçadores”, ressaltou Camelo.

De acordo com o comandante do 59º BIMtz, tenente-coronel Cláudio Gadelha, o Dia do Soldado é uma homenagem a todos os militares das Forças Armadas e das forças auxiliares. “Todos nós somos soldados, e estar aqui na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, para uma sessão em nossa homenagem, alusiva ao Dia do Soldado, é muito importante, porque fortalece as instituições”, declarou Gadelha.

O deputado Cabo Bebeto (PSL) parabenizou a todos os militares e aproveitou o momento para honrar a memória de policiais que morreram em serviço. Durante o pronunciamento, ele citou, um a um, os nomes dos que se feriram gravemente ou perderam a vida em combate. “Muito embora comemorando o Dia do Soldado, cabe lembrar que a essência do trabalho da Polícia Civil baseia-se nos mesmos princípios do militar: servir e proteger, exigindo o mesmo grau de abnegação, dedicação e coragem”, observou Bebeto, que em seguida homenageou os parentes dos policiais mortos com a entrega de um certificado.

A sessão contou com as presenças do comandante da Capitania dos Portos, capitão de Fragata Haron Jorge Alves Cavalcante; comandante do Destacamento de Controle de Espaço Aéreo, major Diógenes da Rocha Garcez; representando o comando da PMAL, o tenente-coronel Emeri dos Santos; e representando o CBMAl, o coronel Alberto . Também participaram do evento o ex-vereador Arnaldo Camelo, representando a Academia de Letras e Artes do Nordeste; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol-AL), Robervaldo Davino; e o general de Brigada, Valter da Costa.