Sessão irá homenagear mulheres e debater combate à violência de gênero

por Comunicação/ALE publicado 11/03/2023 13h05, última modificação 11/03/2023 13h05

A Assembleia Legislativa realizará uma sessão especial nesta segunda-feira, 13, em homenagem ao mês da Mulher. De autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), o evento está marcada para as 14 horas, no plenário da Casa, e tem como objetivo debater “O Dia Internacional da Mulher e o combate à violência de gênero no Estado”. Representantes de diversos movimentos feministas de Alagoas, de entidades sindicais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de partidos políticos e da sociedade alagoana em geral, foram convidados para discutir o tema. O requerimento nº 17/2023, solicitando o debate, foi aprovado por unanimidade pelo Parlamento, durante a sessão ordinária do último dia 9.

"Devemos promover mais políticas públicas para as mulheres que sofrem violência de gênero e o debate é uma maneira de ouvir as reivindicações para construção do bem viver para as mulheres no nosso Estado”, ressalta Ronaldo Medeiros.

Em 2022, o Brasil bateu o recorde de registro de casos de feminicídio, com uma mulher assassinada a cada duas horas no País. No total, foram 1,4 mil mortes motivadas por gênero, quando a mulher é vítima de violência apenas por sua condição. Esses números são os maiores registrados no Brasil desde que a lei do feminicídio entrou em vigor, no ano de 2015.

Este ano, em 8 de março, Dia Internacional de Mulher, diversas organizações da luta feminina organizaram manifestações em Alagoas, com o tema “Pela vida das mulheres”.