Sessão solene marca retorno dos trabalhos legislativos

por Comunicação/ALE publicado 18/02/2020 13h40, última modificação 18/02/2020 13h37

A sessão solene desta terça-feira, 18, marcou o início do ano legislativo para os deputados. Como determina a Constituição Estadual, a sessão contou com a presença do governador Renan Filho, que por sua vez, apresentou o plano de governo e as metas para este ano. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Galba Novaes (MDB), presidiu a solenidade em decorrência do falecimento de dona Maria Correia Costa, genitora do presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, ocorrido no dia de ontem.

Galba Novaes agradeceu a presença de todas as autoridades, além de destacar a harmonia entre os poderes e a volta dos trabalhos legislativos com pautas importantes para a sociedade. “Estamos numa expectativa muito boa. A relação respeitosa entre os Poderes está intrínseca na Constituição e neste caso Alagoas vem dado exemplo. O presidente Marcelo Victor vem conduzindo esta Casa de forma bastante democrática e isso fortalece muito o Poder Legislativo e consequentemente, ajuda na relação com o Poder Executivo”, destacou.

O vice-presidente disse ainda, que a Assembleia Legislativa é o poder mais representativo da sociedade. “A política no Estado de Alagoas vem sendo muito propositiva. Existe uma efervescência muito grande dos colegas deputados na apresentação de projetos e na discussão do orçamento estadual de forma bastante intensa. Isso tudo fortalece muito o Poder Legislativo e consequentente a sociedade alagoana”, disse.

Por fim, Galba Novaes falou sobre a votação do projeto de lei que dispõe sobre o rateio das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A matéria começa a ser analisada pela Assembleia Legislativa a partir de amanhã. “A assembleia já recebeu a matéria que deve ser lida amanhã no plenário e encaminhada a comissão de Constituição e Justiça para emissão de parecer. Vamos dar a celeridade necessária que e a proposição merece”, concluiu.