Sessão solene marcará a instalação do Programa Interlegis na Assembleia Legislativa‏

por Comunicação/ALE publicado 07/04/2015 19h00, última modificação 22/04/2015 17h18

Com o objetivo de modernizar e dar transparência às ações da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Luiz Dantas, convida a sociedade para a sessão solene que marcará a implantação do Programa Interlegis. O evento será realizado no plenário do Legislativo, no dia 13 de abril, às 9:30h. E já na tarde da segunda-feira terá início o primeiro curso do programa.

“O Interlegis se estabeleceu como referência internacional de integração do Legislativo. Com o Programa, nossa meta é criar uma comunidade legislativa virtual para conferir mais transparência à atividade parlamentar”, afirmou o presidente. “Queremos a marca da seriedade e da competência do Interlegis”, acrescentou Dantas, declarando ainda que a Assembleia está defasada tecnologicamente, sem mecanismos de acompanhamento do processo legislativo, entre outros.

Representando o Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, estará presente à sessão o Diretor Executivo, Antônio Helder Medeiros Rebouças, que falará um pouco mais sobre o programa que será instalado na Casa de Tavares Bastos.

De acordo com o presidente da Escola Legislativa de Alagoas, Willian Giulliano dos Prazeres, o primeiro curso do Programa Interlegis, que terá início às 14 horas da segunda-feira, 13, terá como tema "Portal Modelo – Sistema de gerenciamento de conteúdos na internet". "Ele é voltado para as Casas Legislativas que desejam ter sua página na internet e o que é melhor, o Portal Modelo e sua hospedagem são oferecidos sem nenhum tipo de custo, totalmente gratuito”, disse.

Este primeiro curso tem sua programação dividida em três partes: Gestão de Conteúdo, que vai abranger, entre outras coisas, os casos de sucesso do Portal Modelo, criar item de notícia no portal, inserir links internos e alterar o menu de navegação; Administração do Portal, que vai enfocar a criação de usuários e grupos, atribuir papéis para estes grupos e a integração do portal com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL); e por fim, a Customatização do Portal, que servirá para o aluno aprender a modificar as cores e o rodapé do portal, bem como alterar o logo e o banner.

Segundo Willian Giulliano, a Escola Legislativa funcionária com 22 computadores que poderão ser usados por 44 alunos – dois por computador. “A ideia é selecionar servidores que possam ter acesso a esses conhecimentos e se tornem multiplicadores dentro da Casa”, afirma o presidente da Escola Legislativa. A Mesa Diretora está reformando uma sala, no prédio central, que será usada para ministrar os cursos.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional e que visa à modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

Programação:

9H30 - ABERTURA OFICIAL

10H – ILB \ INTERLEGIS E O PRJETO DE MODERNIZAÇÃO DO LEGISLATIVO
Antônio Hélder Medeiros Rebouças – Diretor Executivo do ILB

10H45 - O PAPEL DO LEGISLATIVO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO – DESAFIOS ATUAIS
Prof. Antônio Barbosa – Consultor Legislativo do Senado Federal

11H30 – A TRANSPARÊNCIA NO LEGISLATIVO, A SOLUÇÃO WEB INTERLEGIS