Silvio Camelo destaca a relevância da mandiocultura na produção agrícola alagoana

por Comunicação/ALE publicado 19/03/2024 17h53, última modificação 19/03/2024 17h53

Durante a sessão desta terça-feira, 19, o deputado Silvio Camelo (PV) usou a tribuna da Casa para falar da importância da mandioca para a economia e para a cultura em Alagoas. O parlamentar lembrou que a raiz é uma das culturas mais antigas e relevantes do Brasil, tendo desempenhado papel crucial ao longo da história na alimentação e na economia.

Em seu pronunciamento, Camelo destacou que a produção de mandioca e seus derivados emprega milhões de brasileiros, desde os agricultores que dedicam suas vidas ao cultivo dessa planta até os trabalhadores das indústrias, que transformam a mandioca em uma grande variedade de produtos. “Estamos falando de números expressivos: estima-se que a cadeia produtiva da mandioca envolva diretamente mais de 4 milhões de pessoas em todo o País, gerando um valor bruto da produção que ultrapassa os 20 bilhões de reais anualmente”, disse.

O deputado afirmou que apesar de sua importância nacional, a mandiocultura possui particularidades regionais que merecem atenção especial. “Em Alagoas, a mandioca é mais que uma simples cultura agrícola. Ela é parte integrante de nossa identidade, de nossa gastronomia e de nossa economia local. O setor da mandiocultura alagoana, embora possua desafios, é um dos pilares de nossa agricultura familiar e um gerador significativo de emprego e renda para nossas comunidades rurais”, ressaltou.

Silvio Camelo destacou a relevância da recente nomeação do administrador de empresas Eloizio Barbosa Lopes Júnior, alagoano de Arapiraca, para ocupar a presidência da Câmara Setorial da Mandioca no Ministério da Agricultura. “Esta é uma conquista que não deve ser subestimada, pois representa uma oportunidade ímpar para que as demandas e peculiaridades de nossa mandiocultura sejam levadas em consideração nas políticas e decisões governamentais”.

Por fim, o parlamentar conclamou a todos os envolvidos no setor a unirem esforços em prol do desenvolvimento sustentável da mandioca em Alagoas. “É necessário investir em tecnologia, capacitação e infraestrutura para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos derivados da mandioca. Nesse momento crucial, reforço a importância de uma atuação conjunta entre os poderes públicos, iniciativa privada e sociedade civil para garantir um futuro próspero para a nossa mandiocultura”, concluiu Silvio Camelo.