Atleta e instituições pilarenses recebem homenagens do Parlamento alagoano

por Comunicação/ALE publicado 11/03/2024 13h50, última modificação 11/03/2024 16h02

Por iniciativa da deputada Fátima Canuto (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 11, uma sessão solene para homenagear instituições culturais do município do Pilar. A banda fanfarra Rubens Canuto, o Boi Canário e o Peixe Bagre do Pilar receberam o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas. Na oportunidade, o triatleta pilarense Alex Correia também foi agraciado com a comenda de mérito esportivo Mario Jorge Lobo Zagallo, por seu destaque profissional no âmbito esportivo. “No mês em que o município do Pilar completa 152 anos de emancipação política, é muito representativo que hoje o Parlamento faça homenagem a esses três grandes símbolos da cultura pilarense e também a comenda de mérito esportivo ao triatleta Alex Correia”, destacou Fátima Canuto.

De acordo com a parlamentar, esta é a primeira vez que a Casa, após aprovação de resolução de sua autoria, entrega o título de Patrimônio Cultural e Imaterial juntamente com o certificado. “Graças à resolução, diplomas são entregues neste plenário durante a sessão solene”, comemorou a deputada Fátima Canuto, explicando que, diferente do projeto de lei, o projeto de resolução tramita internamente no âmbito do Legislativo e que, após aprovado no plenário da Casa, é promulgado pelo presidente do Poder, deputado Marcelo Victor, estabelecendo que os títulos de Patrimônio Cultural e Imaterial sejam de fato entregues na forma de diploma. “E nada mais justo do que começar com o pé direito, homenageando e valorizando as nossas raízes e tradições”, declarou Fátima Canuto, se dizendo muito feliz e honrada em estar fazendo parte deste momento.

Após receber a comenda de mérito Mário Jorge Lobo Zagallo, o triatleta Alex Correia agradeceu a deputada Fátima Canuto pela indicação e a todos os parlamentares pela aprovação de seu nome. “Este é um momento de muita alegria pelo reconhecimento. As provas que faço são muito difíceis, mas sigo incentivando e motivando as pessoas a praticae atividade física. Atividade física salva vidas”, disse Correia, bastante emocionado.

Na sequência, o prefeito do Pilar, Renato Filho, que prestigiou a sessão solene, agradeceu ao Parlamento alagoano pelas homenagens prestadas às três instituições, que são de grande importância para a cultura e história do município. “Porque mantém viva a nossa cultura e a nossa história. Momentos como este são muito importantes. O nosso Peixe Bagre tão conhecido, a banda fanfarra Rubens Canuto, o Boi Canarinho, entre tantas coisas boas, é o que torna Pilar um município único”, disse o prefeito, parabenizando também o triatleta Alex Correia. Já o secretário de Educação e Cultura do município, Clewerton Cavalcante, ratificou que o título representa muito para o Pilar, pois valoriza ainda mais a cultura local. “Fica um legado enorme de reconhecimento estadual da cultura e história do Pilar”, avalia o secretário.