Sugestão de anistia para presos do 8 de janeiro é tema de debate

por Comunicação/ALE publicado 28/02/2024 18h26, última modificação 28/02/2024 18h26

Os deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Cabo Bebeto (PL), ao final da sessão ordinária desta quarta-feira, 28, debateram a sugestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de anistiar os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado. Crítico à ideia, o petista chamou de "criminosos" os invasores das sedes dos Poderes em Brasília. "Após a invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, com quebra-quebra e depredação, essa proposta de anistia é no mínimo indecente e indecorosa", afirmou Medeiros.

O parlamentar projetou algo semelhante acontecendo nas sedes dos três Poderes de Alagoas. "Já imaginou, após destruições da Casa de Tavares Bastos, Palácio do Governo e Tribunal de Justiça, termos aqui alguém defendendo a anistia para criminosos contra nossa democracia?".

Já o deputado Cabo Bebeto frisou que, dentre os já julgados e condenados após o 8 de janeiro, muitos seriam inocentes ou que a punição fora desproporcional. "Alguém achar que o cidadão que entrou, depredou e quebrou uma cadeira merece pegar 17 anos de cadeia, enquanto outros crimes hediondos punem por menos que isso...", questionou o deputado do PL. "Não é justo com as vítimas essas condenações, se compararmos com crimes mais bárbaros", disse Cabo Bebeto, ilustrando que traficantes ou assassinos passariam menos tempo presos.