Tarcizo Freire quer implementação da “Educação Digital” nas escolas

por Comunicação/ALE publicado 06/08/2021 12h05, última modificação 06/08/2021 12h05

Tramita nas Comissões Temáticas da Casa o projeto de lei ordinária nº 616/2021, criando a disciplina “Educação Digital” nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de Alagoas. Protocolada pelo deputado Tracizo Freire (PP), a matéria tem como finalidade orientar jovens e crianças para o mundo digital, uma vez que, segundo o propositor, o atual sistema educacional não está adequado à discussão de questões éticas, de respeito e segurança no âmbito da Internet.

Ao justificar a proposta, o deputado Tarcizo Freire observa que o momento pandêmico obrigou as famílias a ficarem em casa para evitar a propagação do coronavírus. As crianças e os jovens foram impedidos de frequentarem as escolas e o ensino passou a ser transmitido pela rede mundial de computadores. “Além disso, durante esse período, o lazer também passou, predominantemente, para o ambiente digital”, observou Freire.

De acordo com o parlamentar, para se ter uma educação de qualidade é necessária a participação de todos os entes envolvidos: família, escola e sociedade. E nesta linha de pensamento, Tarcizo Freire ressalta que o papel da escola, atualmente, não se restringe a ensinar conteúdos pragmáticos. “Mais que isso, a escola tem o dever de ensinar e educar. Educar para a vida, sobretudo nos dias atuais. Educação Digital não se resume às aulas no laboratório de informática”, destaca o deputado. “Vai além. É formar cidadãos digitais ensinando que a Internet não é ‘terra de ninguém’, que existem direitos e deveres a serem seguidos, que existem regras e condutas para acessar aquele ambiente e que o descumprimento de tais normas pode gerar sanções e penalidades”, justifica.