Telma Toledo recebe o título de cidadã honorária de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 19/08/2019 17h45, última modificação 20/08/2019 00h50

Por iniciativa da deputada Jó Pereira (MDB) e presidida pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 19, uma sessão solene para concessão do Título de Cidadã Honorária de Alagoas à professora e doutora em Ciências Endocrinológicas, Telma Maria de Menezes Toledo, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A proposta recebeu a aprovação unânime dos parlamentares que compõem a Casa de Tavares Bastos. A sessão também comemorou os 12 anos do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), que tem como coordenadora a própria Telma Toledo.

A deputada Jó Pereira disse que a homenageada é responsável por nutrir o corpo e a alma de quase 25 mil crianças nos 12 anos de atividade, servindo 13 mil refeições por mês. “Telma Maria, com seu olhar diferenciado, com sua determinação e disposição, só temos que,.através de você e em homenagem a você, abraçarmos a sua causa em favor das crianças e dos alagoanos vulneráveis em todo o Estado”, destacou. A parlamentar aproveitou a oportunidade para lembrar que, em uma década e meia de existência, nenhum projeto do Fundo Especial de Combate à Extrema Pobreza (Fecoep) foi destinado a uma comunidade evidentemente de extrema pobreza, com ações globais de resgate dessas pessoas.

Ainda segundo a deputada, o CREN e a doutora Telma fazem a diferença na vida de centenas de crianças nas diversas comunidades. “Vocês espalham esperança para milhares de crianças em nossa Alagoas. Obrigada, doutora Telma, de um coração que tão bem representa, com louvor, o objetivo de uma política pública de Estado. Seu amor fez, faz e continuará fazendo a diferença”, disse.

Após a fala de deputada, a homenageada, o marido e os filhos receberam um abraço coletivo de crianças do Conjunto Denisson Menezes, todas atendidas pelo CREN. Ao receber a homenagem das mãos da parlamentar, Telma Toledo fez um resumo de sua trajetória acadêmica, profissional e pessoal e da história do Centro, agradecendo a cada um dos apoios recebidos ao longo do caminho. "Convoco a todos os presentes para um desafio: nos ajudar a tratar as crianças que vivem em extrema pobreza na Favela Sururu de Capote. Acreditem, é desumano", frisou. Bastante emocionada, Telma Toledo agradeceu a Assembleia Legislativa e, em especial, a deputada Jó Pereira.

Participaram da sessão solene as deputadas Ângela Gerrote (PP) e Fátima Canuto (PRTB), o conselheiro do Tribunal de Contas, Fernando Toledo, representantes da Universidade Federal de Alagoas, do Movimento Alagoas Competitiva, de organizações não-governamentais, nutricionistas, professores e familiares da homenageada.

Telma Toledo
Natural de Caruaru, em Pernambuco, a homenageada chegou a Alagoas em 1981 com uma vasta sapiência acadêmica, possuindo graduação em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Nutrição também pela Universidade Federal de Pernambuco, doutora em Ciências Endocrinológicas pela Universidade Federal de São Paulo, pós-doutora em Fisiologia em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Alagoas desde janeiro de 1982 e representante legal da Nutrir – associação de Combate à Desnutrição, coordenadora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional, pesquisa sobre obesidade e suas comorbidades (existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa) e as adaptações fisiológicas metabólicas à desnutrição no início da vida.

CREN
Construído em agosto de 2007, em parceria com o BNDES, o CREN é uma unidade funcional da Associação de Combate à Desnutrição (Nutrir) e atua em 24 favelas da capital para combater a desnutrição infantil, com ações voltadas diretamente para as crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

A sede do Centro, localizada no conjunto Denisson Menezes, conta com cinco salas de aula (do berçário à pré-escola) e uma gama de profissionais, entre professores, pedagogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e médicos, para atender às crianças e suas famílias, principalmente as mães.

Além da atuação multiprofissional (nutricional, educacional e emocional) junto às crianças, o CREN funciona como um espaço de pesquisa e desenvolvimento de metodologias de atendimento, com a participação de alunos, professores e pesquisadores de várias universidades do país.

Tatiana
Tatiana disse:
07/03/2020 08h11
Como enviar meu currículo para fazer parte do CREN? Sou assistente Social com Especialização em Saúde pública e Saúde Mental da criança ao idoso.
Comentários foram desativados.