Veja a trajetória política de Roberto Torres, que foi presidente da Casa e parlamentar Constituinte

por Comunicação/ALE publicado 05/02/2021 10h53, última modificação 05/02/2021 10h53

Roberto Torres - Nasceu em Água Branca, no dia 29 de agosto de 1938. Iniciou a vida pública como prefeito de sua cidade natal, em 1961, permanecendo no cargo até 1967. Quatro anos depois voltou a assumir o mandato.

Em novembro de 1978, candidatou-se a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Vitorioso, iniciou o mandato de deputado estadual em fevereiro do ano seguinte. Reeleito deputado estadual para a legislatura 1983-1987, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, foi segundo secretário e finalmente presidente da Assembleia, assumindo diversas vezes a chefia do Executivo do Estado. Em 1986, elegeu-se deputado federal constituinte. Com a promulgação da nova Carta Constitucional, em 5 de outubro de 1988, integrou-se aos trabalhos legislativos ordinários da Câmara como titular das comissões de Constituição e Justiça, de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, e de Redação. Em outubro de 1990, reelegeu-se para mais um mandato na Câmara dos Deputados.

Nas eleições de outubro de 1994, disputou e conquistou uma vaga de deputado estadual. Em outubro de 1996, renunciou ao mandato e assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE). Chegou à vice-presidência do órgão e também exerceu a função de ouvidor até meados de 2008.

Roberto Torres estudou direito no Centro de Ensino Superior de Maceió e, ao longo da vida pública, foi consultor jurídico da Assembleia Legislativa de Alagoas. Casado com Maria José Marques Torres, teve quatro filhos.