A Casa segue no rumo certo (Dezembro/2015)

por Comunicação/ALE publicado 05/01/2016 12h50, última modificação 20/02/2016 13h41

Luiz Dantas – Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas


Em fevereiro deste ano, quando assumi a presidência da Assembleia Legislativa, o cenário era de profunda crise interna. A Casa dos alagoanos encontrava-se paralisada em suas atividades, com os servidores em greve e sem perspectivas de receber salários atrasados.

Disse que o momento de apreensão estimulava o surgimento do melhor de cada um. Apostava na ação consciente e solidária do colegiado para responder aos desafios e cons-truir um novo momento na Casa de Tavares Bastos.

Disse também, na ocasião, que era imperativo mudar para estabelecer um mode-lo de gestão alicerçado na transparência, na legalidade, na modernidade, na eficiência e na normalidade institucional, de modo que o Parlamento pudesse cumprir seus deveres com a sociedade e o Estado de Alagoas.

Referi-me ainda à prioridade de construir um novo Portal de Informação, de modo a garantir o acesso do cidadão às informações do Poder Legislativo.

Como primeiro passo, anunciei a disposição da nova Mesa Diretora de reativar o Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal. O gesto, que contou com o apoio do presi-dente Renan Calheiros, refletiu na reabertura da Escola Legislativa, fundamental para capaci-tação dos servidores.

Na relação com os demais Poderes do Estado, o Legislativo propugnou pela har-monia. Sem descuidar da independência e fazendo valer suas prerrogativas, ofertou ponderá-vel parcela de contribuição nesse esforço conjunto em defesa de Alagoas. Contribuiu bastante nessa luta para amenizar os efeitos da crise e fazer o Estado crescer bem mais.

Neste balanço das atividades realizadas, destaco, com satisfação, o cumprimento de importantes compromissos firmados e de vitórias conquistadas, inclusive na dinâmica da atividade parlamentar. Há ainda muito por fazer, mas o caminho já percorrido demonstra que a Casa segue no rumo certo.