Luiz Dantas escreve sobre o 199º aniversário de Alagoas e os 9 anos da TV-ALE (Setembro/2016)

por Comunicação/ALE publicado 15/09/2016 20h24, última modificação 15/09/2016 20h24

Duplo significado

LUIZ DANTAS – Presidente do Poder Legislativo de Alagoas

Nesta sexta-feira, Alagoas comemora a passagem do 199º aniversário de sua emancipação política. Trata-se, na verdade, de uma história que vem sendo construída bem antes do despacho oficializado por Dom João VI, em 1817, quando constituiu a capi-tania de Alagoas, emancipando-a assim da capitania de Pernambuco.

Pelo olhar do Poder Legislativo de Alagoas, o aniversário da nossa terra possui duplo significado. Se nossos antepassados a viram nascer, há quase dois séculos, também é fato que, há exatos nove anos, nesta mesma data, ganhamos um canal institucional de comunicação que ajuda a preservar e fortalecer nossa própria identidade, reafirmando, ao mesmo tempo, o compromisso popular do Parlamento.

Foi exatamente em 16 de setembro de 2007, na legislatura presidida pelo depu-tado Antonio Albuquerque, que nasceu a TV Assembleia. Desde então, o canal legislativo cresceu e se consolidou como instrumento de prestação de serviço à sociedade.

Recentemente, firmamos parceria com o Tribunal de Justiça e abrimos espaço na grade de programação para fomentar a difusão dos serviços judiciários. Outras institui-ções públicas têm recorrido à TV Assembleia, no sentido de propalar mensagens de inte-resse coletivo.

No âmbito legislativo, a nossa TV possui múltiplos significados. Primeiro, serve como extensão da galeria popular que funciona na edificação histórica, situada à praça Dom Pedro II. A transmissão das sessões e das audiências públicas, de forma integral, amplia a participação popular e também estimula a transparência nas atividades desen-volvidas pelos parlamentares.

Temos orgulho do nosso canal televisivo. Por ele, procuramos fortalecer nossa relação com a cidadania alagoana, ao informar sobre a aprovação de matérias discutidas e aprovadas pelos parlamentares, sendo que, ultimamente, muitas delas têm sido de ex-trema relevância para enfrentar a crise econômica nacional e ajudar Alagoas a superar esse cenário de dificuldade.

Ainda pelo canal, temos a satisfação de difundir medidas fundamentais para avançar e modernizar o Parlamento, como a reorganização administrativa da Casa, a rea-tivação da Escola Legislativa, a digitalização dos processos, a reforma do patrimônio histó-rico e a instituição do voto aberto em plenário.

Por ter nascido na data mais importante de Alagoas, a TV Assembleia acumula um valioso acervo gravado com dezenas de personalidades que escreveram a história recente do nosso Estado – como o saudoso doutor Ib Gatto. Na celebração do 199º, rea-firmamos, portanto, o compromisso com a difusão dos valores que nos qualificam e iden-tificam como povo.