Barra de Santo Antônio

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 15h50, última modificação 28/05/2021 13h25

BarradeSantoAntonio-Bandeira

Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos - um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo. 

Na época de progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, com isso, o povoado foi crescendo. A pesca e a exploração da pedra calcárea sempre foram os pontos básicos da economia. 
O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente a São Luiz do Quitunde, foi liderado por Manoel Monteiro de Carvalho. Em 1960, a cidade conseguiu a emancipação. 

Barra de Santo Antônio tem, no turismo, sua vocação natural. Suas praias conservam característias selvagens e linhas de arrecifes formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável. Cortada pelo rio Santo Antônio, a Barra se divide em duas partes, a mais urbana que integra a estrutura da cidade, e, navegando pelo rio, a mais nativa, onde se concentram os principais pontos turísticos  entre eles, a Ilha da Crôa, cuja travessia é feita por balsas. Ainda como atrativos, as praias de Carro Quebrado, das Enseadas e Tabuba. Entre as festividades, destacam-se o carnaval, a Micacrôa, os festejos juninos, a festa de abertura do verão, a festa do padroeiro, São Sebastião (20 de janeiro) e da Emancipação (20 de agosto). 

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de Maceió, limites com Paripueira, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar. 

Área: 138,434 km² 

Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 23° C 

População estimada 2020: 16.068 habitantes 

Eleitorado: 11.956 eleitores 

Prefeita: Lívia Carla da Silva Alves (2021-2024)

Site: www.barradesantoantonio.al.gov.br