Campo Alegre

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h20, última modificação 28/05/2021 13h41

CampoAlegre-Bandeira

Entre 1750 e 1800 o cacique de uma tribo da nação Açonas, que ocupava a região de Porto Real do Colégio, raptou Ana Margarida de Barros, filha de um rico português que veio para Alagoas fugindo da seca de Sergipe. O índio e a branca viveram por muito tempo em Salomé, atual São Sebastião, e se casaram religiosamente na Diocese de Penedo. Desse casamento nasceu Antonio de Barros que, anos depois, chegou ao local onde hoje é o município de Campo Alegre, indo morar num lugar chamado Mosquito de Cima, próximo ao Engenho Mosquito. Foi ele que deu os primeiros passos para a colonização do futuro município. Casou-se com a filha da proprietária do engenho e iniciou a construção de uma igreja no povoado, que só foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Novaes. 

Segundo documentos encontrados, em 1870 já se falava no distrito de Mosquito, pertencendo a São Miguel dos Campos. O cartório de registro civil data de 21 de maio de 1908. Uns missionários que passaram pelo lugarejo deixaram uma imagem de Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da cidade. O nome Mosquito foi mudado pelo padre Júlio de Albuquerque, que, escrevendo a um amigo, definiu a região como um "campo alegre". 

Campo Alegre foi elevado à categoria de município em 1960 e teve instalação oficial no mesmo ano. Adauto Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira e Luiz Soares de Oliveira se destacaram no movimento de emancipação. 

A cidade tem como atrativos os clubes sociais e uma área de lazer na Fazenda Matão. Entre as festividades destacam-se: a Emancipação Política (8 de junho), a Festa de Corpus Christi, a da Semana Santa e a do padroeiro (25 de dezembro), além dos campeonatos esportivos (futebol de campo, vôley, corrida ciclística e outros).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de São Miguel dos Campos. Limites com Boca da Mata, Anadia, Limoeiro de Anadia, Junqueiro e São Miguel dos Campos. 180 metros acima do nível do mar.

Área: 313,573 km²

Clima: Temperado. Máxima de 37° C e mínima de 25° C

População estimada 2020: 57.537 habitantes

Eleitorado: 24.566 eleitores

Prefeita: Nicolas Teixeira Tavares Pereira (2021-2024)

Site: www.campoalegre.al.gov.br