Coruripe

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h30, última modificação 28/05/2021 13h55

Coruripe-Bandeira

O rio Coruripe, conhecido como Cururugi pelos índios Caetés, deu nome ao município. A região ficou conhecida na história do Brasil por ter sido palco do naufrágio da nau Nossa Senhora da Ajuda, que conduzia o bispo Dom Pero Fernandes Sardinha a Portugal. A história também registra no local o naufrágio do navegador espanhol Dom Rodrigo de Albaña, que foi homenageado com o batismo de um grande rochedo, em 1560. 

De uma capela nasceu o povoado, onde já se comercializava ativamente o pau-brasil e outras madeiras. Na segunda metade do século XIX, a prosperidade de Coruripe o fez superar a vila de Poxim, à qual estava subordinado. Foi elevado à vila em 1866. 

Com a mudança da sede, a freguesia  sob invocação de Nossa Senhora da Conceição  também foi transferida. Em 1882 foi instalada a comarca de Coruripe, que foi extinta em 1932 e restaurada em 1935. 

Embora tenha seu desenvolvimento ligado à agroindústria açucareira,  o município tornou-se conhecido pela beleza de suas praias e lagoas que atraem milhares de turistas. Nesse recanto abençoado pela natureza, destacam-se as praias de Pontal do Coruripe (com um farol e arrecifes que formam uma piscina natural), Miaí de Baixo e de Cima (mar aberto e quase deserto) e os baixios de Dom Rodrigues (excelente para a prática de mergulho). Entre as lagoas estão a de Jequiá (famosa pela vegetação exuberante), Escura, Guaxuma, Vermelha e a Lagoa do Pau, de rico manancial. 

Boa parte do ano Coruripe vira festa: do Bom Jesus dos Navegantes e de São Sebastião (janeiro), Festival do Côco (fevereiro), São José do Poxim (19 de março), Emancipação Política (16 de maio), São Roque (16 de agosto) e da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de São Miguel dos Campos. Limites com São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, Penedo, Feliz Deserto e Oceano Atlântico. 15 metros acima do nível do mar.

Área: 898,625 km²

Clima: Temperado. Máxima de 34° C e mínima de 20° C

População estimada 2020: 57.294 habitantes

Eleitorado: 38.580 eleitores

Prefeito: Marcelo Beltrão Siqueira (2021-2024)

Site: www.coruripe.al.gov.br