Dois Riachos

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h40, última modificação 28/05/2021 13h59

DoisRiachos-Bandeira

Os moradores mais antigos de Dois Riachos contam que o primeiro habitante do local, onde está hoje a cidade, foi Miguel Vieira de Novaes. Sua chegada teria ocorrido em 1907. Outra versão, entretanto, conta que Miguel Vieira já teria encontrado alguns habitantes. 

Pouco tempo depois alcançaram a região por serviços de construção da estrada fazendo a ligação entre Delmiro Gouveia e Maceió. Miguel Vieira, muito conhecido no lugar, foi designado para chefiar a turma encarregada dos trabalhos naquele trecho. De espírito dinâmico, aproveitou a oportunidade e construiu um barraco  onde começou um pequeno comércio, inclusive com hospedaria para viajantes -  exatamente onde hoje está situada a Praça da Independência. Em 1936, foi atacado por um bando de cangaceiros chefiados por Corisco. 

Nessa época chegou a Garcia, como foi batizada a localidade, Júlio Firmino Lima trazendo mais trabalhadores para os serviços da rodovia. Coube a ele a idéia da realização da primeira feira. O nome Garcia foi dado por causa do riacho do mesmo nome que passa pelo local. O território de Dois Riachos pertencia a Santana do Ipanema até a emancipação política de Major Isidoro, quando passou a integrar o novo município. A situação permaneceu até 1960, quando as lideranças locais conseguiram sua autonomia administrativa através da Lei 2.238, de 7 de junho. 

Os pontos atrativos do município são Pedra de Padre Cícero, a tradicional Feira do Gado e a localidade de Pai Mané. Entre as festividades destacam-se a Emancipação e a festa do padroeiro, São Sebastião.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião de Santana do Ipanema. Limites com Santana do Ipanema, Major Isidoro, Cacimbinhas e Pernambuco. 200 metros acima do nível do mar.

Área: 139,852 km²

Clima: Temperado. Máxima de 35° C e mínima de 25° C

População estimada 2020: 11.067 habitantes

Eleitorado: 8.913 eleitores

Prefeito: Ramon Camilo Silva (2021-2024)

Site: www.doisriachos.al.gov.br