Ibateguara

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 17h05, última modificação 28/05/2021 14h08

Ibateguara-Bandeira

O município de Ibateguara teve sua origem no antigo engenho Roçadinho, de propriedade de Claudino da Costa Agra, que recebeu o título de sesmaria do Imperador Dom Pedro II. Neste engenho foram lançadas as bases do povoado Piquete, considerado o primeiro núcleo populacional, que tem o nome originado de um piquete formado pelo caudilho Vicente de Paula, na sua luta contra Claudino Agra, a 6 de novembro de 1844. Claudino venceu a batalha. 

A vila nasceu exatamente no local da trincheira de luta. Das construções primitivas não existem mais vestígios, mas consta na história da cidade que elas se localizavam a cerca de 500 metros de onde hoje está a prefeitura municipal.

Em 1950, o nome foi mudado para Horizonte, mas não durou muito. Dom Ranulfo de Farias, então arcebispo de Maceió, sugeriu, e foi aceito, o topônimo Ibateguara para a povoação que crescia. De origem indígena, o nome significa "lugar alto". A primeira capela remonta dessa época. Foi depois destruída e em seu lugar erguida a matriz de São Sebastião. 

O desenvolvimento rápido do lugar criou o movimento pela emancipação política. João Francisco de Araújo, Manoel Lins de Araújo e Ramiro Pereira foram os grandes líderes. A lei 2.076, de 19 de novembro de 1957, garantiu a autonomia administrativa a Ibateguara. A instalação oficial foi em 1959, desmembrado de São José da Laje. 

Ibateguara atrai muitos visitantes por conta do clima da cidade que durante as noites esfria e dá à cidade um certo clima serrano. Mas as festividades também são pontos altos de Ibateguara, que aposta nas convidativas festas de emancipação (1° de janeiro), do padroeiro São Sebastião (20 de janeiro), no carnaval e nas festas juninas.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião Serrana dos Quilombos. Limites com São José da Laje, União dos Palmares, Colônia Leopoldina e Pernambuco. 500 metros acima do nível do mar.

Área: 265,311 km²

Clima: Temperado. Máxima de 28° C e mínima de 18° C

População estimada 2018: 15.627 habitantes

Eleitorado: 11.009 eleitores

Prefeita: Lucinéia Laurentino Felix da Silva (2021-2024)

Site: www.ibateguara.al.gov.br