Lagoa da Canoa

por Carlos Villa Verde publicado 22/05/2015 09h30, última modificação 24/10/2018 20h07

LagoadaCanoa-Bandeira

No local onde foi construída a cidade de Lagoa da Canoa existia apenas uma pequena lagoa. Em 1842, dois casais chegaram à região, construíram casas e começaram a plantar e a criar gado. Parte daí a colonização do município.

Outras famílias, anos depois, também começaram a construir no local - já conhecido como Lagoa da Canoa - cujo nome originou-se do fato dos antigos moradores pescarem de canoa na lagoa da região. Os pioneiros na colonização foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício. Quando Arapiraca tornou-se município, Lagoa da Canoa passou a ser um povoado, mas com grande importância no contexto político, econômico e social. Servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca a Traipu e Girau do Ponciano. Além disso, as fazendas de café geravam emprego e renda.

Com a emancipação, Lagoa da Canoa revigorou sua importância econômica. Foi transformada em município autônomo em 28 de agosto de 1962. Do trabalho para a independência participaram José Pereira Lúcio, José Leite, José Ramos Barbosa, José Emiliano de Almeida, Mauro Vieira e outros.

A cidade se transforma para receber os visitantes que prestigiam suas festas. As de maior concentração popular são as que comemoram a Emancipação Política do município (28 de agosto) e a que a população rende homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Arapiraca. Limites com Arapiraca, Girau do Ponciano, Campo Grande e Feira Grande. 300 metros acima do nível do mar.

Área: 84,379 km²

Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 22° C

População estimada 2018: 17.934 habitantes

Eleitorado: 14.189 eleitores

Prefeito: Taina Correa de Sá Lúcio da Silva (2017-2020)

Site: www.lagoadacanoa.al.gov.br