Novo Lino

por Carlos Villa Verde publicado 22/05/2015 10h35, última modificação 24/10/2018 20h58

NovoLino-Bandeira

O município teve origem no Sítio Lino, que o alferes Manoel Baraúna recebeu em sesmaria de Dom Pedro II premiando sua atuação na guerra de 1865. O nome Lino veio do primeiro proprietário. O alferes Baraúna morreu vinte anos mais tarde e seu filho, Manoel Baraúna Filho, herdou as terras. Ele começou a desenvolver a região e quando morreu, em 1950, suas terras foram repartidas entre cinco herdeiros. 

Só quando o povoado já tinha algum movimento é que as famílias Messias Dias e Guedes de Melo foram morar em Novo Lino. Construíram muitas casas e deram um novo impulso ao povoado. A BR-101, que divide o município, também contribuiu para que o progresso chegasse mais rápido. 

Exatamente por causa do progresso é que a comunidade resolveu se unir e lutar pela independência do povoado. Muitos trabalharam para isso e entre os que se destacaram no movimento estavam nomes como Paulo Gomes de Barros (que veio a ser prefeito), Alfredo Soares da Silva, Manoel Claudino Lemos, Manoel Sebastião de Lemos, Antonio Buarque de Lima, Izaías Buarque de Lima, João Constâncio Lima Filho, Aloísio Tavares Cordeiro, Carlos Gomes de Barros, Caetano Cavalcante, Manoel Messias da Cruz, Dionísio Guedes de Melo, Benedito Guedes de Melo e Messias José Dias. A emancipação política aconteceu em 1962, através da Lei 2.490. O território foi desmembrado de Colônia Leopoldina. 

Novo Lino destaca-se na economia, por ser o 2º produtor de bananas no Estado. Poucas são as festividades, mesmo com grande animação: Festa do padroeiro, São José (19 de março) e a festa da Emancipação (1° de dezembro) ou Novo Lino Feste que vai de 29/30 de novembro e 1º de dezembro.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião da Mata Alagoana. Limites com Colônia Leopoldina, Matriz de Camaragibe, Jundiá, Joaquim Gomes, Porto Calvo e Pernambuco. 250 metros acima do nível do mar

Área: 218,892 km²

Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 22° C

População estimada 2018: 12.615 habitantes

Eleitorado: 9.458 eleitores

Prefeito: Luciene Maria Ferreira (2017-2020)