Pindoba

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 15h55, última modificação 25/10/2018 17h21

Pindoba nasceu em consequência de uma promessa feita pelo fazendeiro João Dias que tinha uma propriedade agrícola onde hoje se encontra a cidade. Acometido de grave enfermidade, prometeu a São Sebastião que se ficasse recuperado, construiria uma capela em sua homenagem. A graça foi alcançada e de imediato fez construir em pequeno templo na fazenda. Todos os meses, um sacerdote ia calebrar missa na capela e passou a ser frequentada por moradores da região.

O movimento religioso que alí se procedia, deu razão para que agricultores de outras regiões transferissem suas moradias para o novo local. A fertilidade das terras contribuiu para atrair inúmeras famílias desejosas de implantar prorpriedades para exploração de lavouras e criação de gado. Em pouco tempo já existiam muitas casas e o desenvolvimento começou a ser uma constante no novo núcleo que alí se formava.

O primitivo nome foi Pindoba Grande, originário de um tipo de palmeira, já desaparecida. O dificíl acesso para o local não contribuía para o progresso inicial e somente com a melhoria de suas estradas foi que alcançou sua fase de desenvolvimento.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião Serrana dos Quilombos. Limites com Viçosa, Mar Vemenho, Maribondo e Atalaia. 200 metros acima do nível do mar.

Área: 117,595 km²

Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 18° C

População estimada 2018: 2.911 habitantes

Eleitorado: 2.483 eleitores

Prefeito: Maxwell Tenório Cavalcante (2017-2020)

Site: www.pindoba.al.gov.br