Porto Real do Colégio

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 13h10, última modificação 25/10/2018 18h15

PortoRealdoColegio-Bandeira

O povoamento de Porto Real do Colégio remonta aos meados do século XVII. Diferentes tribos de índios, entre estas, Tupinambás, Carapotas, Aconãs e Cariris, habitavam a região, vivendo da caça, da pesca e da lavoura. Os bandeirantes em demanda ao nordeste, que desciam o rio São Francisco, em companhia dos padres jesuítas, foram os primeiros civilizados a pisar o aldeamento que ficava à margem do grande rio.

Os jesuítas erigiram na povoação, no cimo de uma colina, entre densas florestas, uma capela rústica sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, em torno da qual começou a florescer a povoação.

Nos meados do século XVII, os jesuítas fundaram um convento e um colégio em frente à capela, hoje matriz de Nossa Senhora da Conceição, ao lado sul da margem esquerda do rio São Francisco.

Esse colégio bem como o convento foram abandonados pelos jasuítas quando foram expulsos em virtude do decreto do Marquês de Pombal em 1759. O nome verdadeiro deveria ser Colégio de Porto Real, pois seu povoamento originou-se do Colégio dos jesuítas que lhe deram o nome de Real.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de Penedo. Limites com Arapiraca, São Sebastião, Feira Grande, rio São Francisco, Igreja Nova e São Brás. 10 metros acima do nível do mar.

Área: 257,396 km²

Clima: Temperado. Máxima de 35° C e mínima de 23° C

População estimada 2018: 20.018 habitantes

Eleitorado: 14.812 eleitores

Prefeito: Aldo Enio Borges (2017-2020)

Site: www.portorealdocolegio.al.gov.br