São Luís do Quitunde

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 12h45, última modificação 25/10/2018 19h03

SaoLuisdoQuitunde-Bandeira

A história de São Luís do Quitunde antecede ao período das invasões holandesas. Em 1624, Albert Sourth, que integrava as tropas de Van Dorth, seguindo para a Bahia encontrou um povoado indígena ao qual deu o nome de "Poço dos Veados".
Em 1635, os holandeses estiveram em São Luís do Quitunde quando Sigismundo Van Scopp perseguia Matias de Albuquerque. Lá ergueram um forte, num morro que ficava à margem esquerda do rio Sauassuí (hoje Paripueira).

Nas terras de São Luís construíram um canal revestido de ladrilhos por onde realizavam o embarque de madeira. Em 1834 houve um movimento denominado "lisos e cabeludos" e muita gente morreu. O engenho Santo Antonio Grande, de José Paulino, foi um dos mais destruídos. Nessa época já existia o povoado, próximo ao rio Catainha, por onde escoavam os produtos da região. Em 1870, o major Manoel Cavalcante doou as terras dele ao filho, Joaquim Machado, para que ele transferisse o movimento para lá. Era a fazenda Castanha Grande. Depois da mudança, quatro trapiches foram construídos para receber o açúcar produzido.

O nome foi uma homenagem ao Rei Luís de França. Quitunde era o nome de um engenho do povoado. Na língua africana "Condunde", um peixe encontrado no rio Santo Antonio. Em 1892, uma lei elevou São Luís à categoria de cidade, desmembrada de Passo de Camaragibe.

Poucas, mas animadas festividades fazem parte do calendário de atrações da cidade: Festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro), o tradicional carnaval e a festa da Emancipação (16 de maio).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião da Mata Alagoana. Limites com Flexeiras, Barra de Santo Antonio, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Joaquim Gomes, e Paripueira. 10 metros acima do nível do mar.

Área: 397,175 km²

Clima: Quente. Máxima de 37° C e mínima de 16° C

População estimada 2018: 34.415 habitantes

Eleitorado: 21.863 eleitores

Prefeito: Fernanda Maria Silva Cavalcanti de Oliveira (2017-2020)