Taquarana

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 12h35, última modificação 26/10/2018 09h52

Taquarana-Bandeira

Ao instalar a fazenda "Canabrava" com a criação de gado e diversificadas lavouras em 1750, a família Correia Pais deu origem ao atual município de Taquarana, que até sua emancipação política era conhecida por "Canabrava dos Pais".

Como na maioria dos municípios alagoanos, o povoado se expandiu a partir de 1821, com a construção da matriz de Santa Cruz, num local já afastado da fazenda. Considerados também como fundadores, Luiz Carlos de Souza Barbosa, Antônio Paulino da Silva, Antônio Faustino da Silva Madeira e José Miguel Soares - com suas famílias - foram os primeiros habitantes.

Ponto de passagem obrigatório - pela estratégica posição de proximidade com a estrada que ligava o Sertão à capital - alcançou o progresso rapidamente. Em 1938 foi elevada à condição de vila, ainda pertencendo a Limoeiro de Anadia.
Os expoentes da luta pela emancipação foram Manoel Rodrigues de Oliveira, José Tenório de Souza, Floriano de Souza Castro e Pedro Cícero da Silva. A autonomia administrativa, porém, só veio em agosto de 1962, através da Lei nº 2465, que também alterou nome da cidade para Taquarana, uma outra denominação para Canabrava - uma planta característica e abundante no Agreste - por sugestão do bispo Dom Rômulo de Farias.

Embora não tenha maiores atrativos naturais, o município se destaca pelas festividades, onde despontam toda a hospitalidade e animação de sua população, atraindo muitos visitantes de cidades vizinhas. Entre os mais animados festejos estão as festas juninas, o carnaval, a festa da padroeira Santa Cruz e a da emancipação, todas comemoradas com grande estilo.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagono. Microrregião de Arapiraca. Limites com Coité do Nóia, Igaci, Belém, Anadia e Limoeiro de Anadia. 300 metros acima do nível do mar.

Área: 153,291 km²

Clima: Quente. Máxima de 32° C e mínima de 22° C

População estimada 2018: 19.886 habitantes

Eleitorado: 13.438 eleitores

Prefeito: Sebastião Antonio da Silva (2017-2020)

Site: www.taquarana.al.gov.br